● Rótulo X Identidade.

Oi Pessoal, hoje quero falar com vocês à respeito de uma chatisse que todos nós já passamos, estamos passando ou um dia passaremos: A Rotulação.

Partindo pra semântica, rótulo é toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a embalagem do alimento.
Está certo que ninguém sai por aí com rótulos no peito ou na testa. Mas, sempre tem quem saliente uma característica, supervalorize um fato ocorrido ou destaque alguma coisa.

Desrotular é quase impossível. Ninguém põe rótulo em si mesmo. Comum entre jovens e adolescentes, o rótulo pode ser fruto de preconceito, competição, ciúme, inveja, desprezo ou gozação. Mas, quem é rotulado geralmente não gosta. A rotulação é pejorativa, visa ridicularizar e diminuir a pessoa. Nenhum rótulo expressa tudo que um ser humano é. O rótulo limita, poda, diminui, acentua exageradamente uma ‘face’ e, consequentemente, descaracteriza a identidade do indivíduo. A preocupação com o que os outros vão dizer ou pensar faz com que a luta por desrotular acabe na busca por outros rótulos. Logo, descobriremos estar escravizados, presos, dependentes de fatores externos que, assim, assumem o poder de determinar a nossa vida.

Também no meio evangélico existem os rótulos: Cristão, crente, evangélico, pentecostal, carismático, avivado, tradicional, gospel... Tudo isso é rótulo. Nem mesmo Jesus viveu livre dos rótulos: Galileu, o Nazareno, Filho do Carpinteiro, comilão, beberrão, amigo dos pecadores, louco, lunático e até de endemoninhado. E o rótulo maior pregado acima da sua cabeça na cruz: Rei dos Judeus. Mas, Jesus nunca se deixou guiar por essas expectativas, apelidos ou rótulos. Pois Ele sabia que nenhum deles dizia totalmente quem Ele era e qual era a sua missão no mundo. Onde estava a identidade de Jesus? Nas palavras de amor do Pai:"Este é o meu Filho amado, em quem me agrado" (Mt 3. 17 e 17. 5). Nem mesmo o diabo conseguiu tirar de Jesus essa convicção. Nenhuma tentação conseguiu tirar de Jesus a confiança e a certeza do amor e da paternidade de Deus (Mt 4. 3, 6).

Deus criou os seres humanos para o propósito de uma vida plena. O amor de Deus pela humanidade foi evidenciado no sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Por isso, podemos estar bem convictos da nossa identidade no relacionamento que Deus procura restabelecer com a humanidade. É no relacionamento com Deus que o seu Espírito nos concede a liberdade para sermos nós mesmos. É em Deus que descobrimos que Ele tem um propósito para as nossas vidas. Só assim nos libertamos dos rótulos para viver de acordo com o amor, a graça e a bondosa vontade de Deus para as nossas vidas. A vontade de Deus transmitida por Jesus é: "eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente" (João 10. 10). O rótulo limita, são forças que não dependem de nós, geram insegurança. Por isso, desrotular é impossível. Mas, viver no amor de Deus torna os rótulos insignificantes. Onde está a sua segurança, a sua identidade? Podemos encarnar os rótulos ou viver lutando contra eles. Mas, nenhuma dessas alternativas nos permitirá viver a plena liberdade no Espírito de Deus. Pense nisso!!! Beijão.

posted under |

2 comentários:

CaRa De BoLaChA =) disse...

Eeeeeeeeeeeeeeee
(que foto bonita!)
adorei a palavra
cheia de palavras difíceis.. óoóó
hehehe
Bjus

>> é nóis parça! =]

Lucas Tognolo disse...

WOW =D
to gostande ver a habilidade da Thays em escrever belos textos aqui
parabens Thays, q Deus continue te usando pra nos abencoar

Abs

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial